Posse do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itabira

Nesta terça-feira (29), foram empossados os novos integrantes do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de Itabira (CMDPDI). Participaram da solenidade no auditório da Prefeitura o prefeito Marco Antônio Lage; o secretário municipal de Assistência Social, Elson Alípio Júnior; os vereadores Bernardo de Souza Rosa e Carlos Henrique de Oliveira e o então presidente do conselho, Edmar Henrique Soares. Os representantes governamentais e da sociedade civil foram eleitos para o biênio 2021-2023.

“É com grande alegria que participo desta posse, sabendo que o conselho é tão importante para os civis quanto para o governo, de modo que um possa auxiliar o outro nas políticas públicas e na defesa dos direitos das pessoas com deficiência”, afirmou Edmar Soares, membro do CMDPDI. “Este espaço é um fórum privilegiado de monitoramento e avaliação de políticas públicas, mas também de controle social e de apontar caminhos para que a gente possa desenvolver melhor o trabalho do poder público em Itabira,” disse Elson Júnior.

Eloisa Ferreira (deficiência visual) e Marco Lage

“As pessoas com deficiência anseiam pela inclusão social efetiva. É importante participarmos como voz ativa dos representados, sendo interlocutores junto ao Poder Executivo e levando o que podemos fazer de bom e concreto para a comunidade”, afirmou o vereador Bernardo Rosa. “Os vereadores estão engajados na missão de fazer diferença na cidade,” completou o colega parlamentar Carlos Henrique de Oliveira. Recentemente o legislativo aprovou prioridade de matrículas, nas escolas da rede pública, de filhos de pessoas com deficiência.

Em seu discurso, Marco Lage apontou a necessidade de haver estatística sobre a situação das pessoas com deficiências na cidade e de ser discutido o plano de mobilidade urbana. “É impressionante como Itabira precisa de políticas e estruturas, do ponto de vista físico e do atendimento às pessoas com deficiências. É importante ter calçadas adequadas, não ter caçambas de entulho na frente, não ter bueiro sem tampa: estes são perigos para o deficiente visual”, destacou o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *