Cemig alerta sobre rede elétrica na organização de festas juninas

As orientações por parte das autoridades sanitárias ainda são contrárias à realização de eventos que causem aglomerações devido à pandemia, incluindo as festas juninas, típicas desta época do ano. Porém, para o caso de haver liberação por parte dessas autoridades, é fundamental observar alguns cuidados com a rede elétrica, não só para as festas públicas mas também para as organizadas de forma particular e por conta própria.

Desta forma, a Cemig, atenta para a segurança da população em relação à eletricidade, alerta para os cuidados durante a realização dos “arraiás juninos”, que tradicionalmente são os eventos que mais utilizam ornamentos. Assim, nos casos de liberação  destes eventos pelas autoridades públicas, ou mesmo quando realizados em ambientes particulares, a Cemig alerta sobre os cuidados a serem tomados na instalação de todos os tipos de enfeites, para se evitar acidentes de natureza elétrica, além de orientar sobre cuidados com fogueiras e proibição de balões.

Em vias públicas e praças, os enfeites e ornamentos precisam ser instalados longe das redes de energia e jamais podem ser afixados nos postes da Cemig ou em padrões de entrada de energia, pois, além de colocarem em risco os instaladores, dificultam o acesso dos eletricistas para a manutenção do sistema elétrico e, em caso de curto circuito, podem causar grandes incêndios.

Recomendações

  • Para a instalação das bandeirinhas em ruas e praças, quando as festas forem autorizadas, respeite a distância mínima de 1,5 metro em relação à rede elétrica. O ideal é manter uma distância bem maior.
  • Não instale as bandeirinhas e demais enfeites utilizando os postes e pontaletes de padrão da Cemig como forma de fixação dos mesmos. Não utilize arame ou fio metálico para afixar bandeirinhas e demais enfeites.
  • Todos os enfeites devem ser bem afixados, para que o vento não os projete contra a fiação da rede elétrica, provocando acidentes graves. Não solte balões.
  • Não solte fogos de artifício próximos das redes elétricas. A prática somente deve ser feita por adultos. Não faça ligações clandestinas (gatos). Se for necessário, solicite junto a Cemig uma ligação provisória.
  • A instalação elétrica das barracas deve ser feita por eletricista profissional, dispostas de forma protegida contra esforços mecânicos e protegidas por disjuntor termo-magnético.
  • Não se aproxime de fios partidos caídos ao solo ou dependurados nos postes de energia. Impeça que outras pessoas se aproximem e avise imediatamente a Cemig através do Fale com a Cemig pelo 116.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *