Gestão financeira, orientação de pais para filhos

Um dos maiores desafios da vida adulta é manter as dívidas controladas, mas a impressão que se tem é de que o trabalhador trabalha, e o salário não rende. Isso porque assim que recebe, o dinheiro desaparece, na maioria das vezes, o indivíduo não sabe nem o que fez com a grana. Essa é uma das consequências da má gestão financeira que não é ensinado nas escolas. Contudo, André Filipe, que é produtor de animação, diz que os pais podem ensinar os filhos a economizar desde pequeno.

“Assim que eles ganharem algum dinheiro, seja de mesada ou primeiro emprego, é importante sentar com eles e ajudá-los a planejar os gastos que farão. Isso vai fazer muita diferença na vida deles quando forem adultos e tiver que lidar com as próprias finanças. De certa maneira, é uma planilha o qual ele vai escrever quanto recebeu e em que gastou e, dependendo do quanto ganhou, até onde ele pode gastar para não ir além. Assim, ele já vai tendo ideia de como é uma organização financeira”, destacou André Filipe.

André Filipe

Orientações fundamentais para os pais ensinarem aos filhos deve ser rotina familiar. “Nem tudo que reluz é ouro. É importante orientar a criança sobre um consumo consciente para não comprar coisas supérfluas e gastar o dinheiro com coisas que não precisa”, orienta. Cofrinho: “É importante também ensiná-lo a guardar o que sobra ou já tirar uma pequena quantia assim que ele ganha uma mesada ou salário. Assim, ele já cria o hábito de fazer fundos para futuras emergências,” encerrou o produtor de animação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *