Ibram: Prefeito Marco Lage defende diversificação sustentável na mineração

O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, foi um dos destaques da programação desta quinta-feira (17) do e-Mineração, evento online promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). O chefe do Executivo Municipal participou de uma roda de debates com o tema “Desenvolvimento Econômico em Territórios Minerados”, quando defendeu a diversificação econômica sobre os pilares da sustentabilidade.

A sala virtual também contou com as presenças do diretor-técnico do Sebrae/MG, João Cruz, Reis Filho; do diretor-presidente da Fiemg, Flávio Roscoe Nogueira; e do prefeito de Conceição do Mato Dentro e atual presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig), José Fernando Aparecido de Oliveira. A moderação (mediação) do debate foi feita pelo presidente do Ibram, Flávio Ottoni Penido.

Durante a conversa, Marco Antônio Lage abordou a participação de Itabira como cidade-piloto no Projeto de Reconversão Produtiva em Territórios Mineradores, encabeçado pelo Sebrae, Ibram, Fiemg, Amig, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (Sede/MG) e Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Por meio da iniciativa, as entidades buscam contribuir para a redução da dependência econômica de municípios mineiros em relação à atividade minerária.

Os participantes da conferência defenderam que a ponte para o desenvolvimento requer a boa governança em um projeto robusto de diversificação econômica. Para o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, é necessário construir uma governança que vá além dos governos e da mineração, com planejamento estratégico a médio e longo prazo.

Outro tema importante debatido foi como reduzir o horizonte de longo prazo para a dependência econômica. Em Itabira, por exemplo, a Vale já anunciou que o fim da exploração do minério de ferro está marcado para 2031. Marco Antônio Lage explicou que o governo municipal de Itabira já discute com a sociedade dois aspectos fundamentais para o momento pós-exaustão mineral: o envolvimento de toda a sociedade e o conhecimento para desenvolver, em curto prazo, a busca por alternativas econômicas.

“Estamos bastante felizes por ter essas instituições empenhadas na recondução econômica dos municípios mineradores após a atividade mineral, e mais feliz ainda por Itabira ter sido escolhida como cidade-piloto deste projeto. Nosso município vive o mesmo drama das outras cidades, como o medo do rompimento das barragens e a exaustão mineral, depois de 80 anos de extração em Itabira”, iniciou o prefeito.

“A atividade mineral é fundamental para todo o país, mas, principalmente para o estado de Minas Gerais. Por isso, pode deixar um grande legado para os municípios mineradores após seu fim. O protagonismo de uma governança local atuante é indispensável para o sucesso desse processo. Assim, toda a sociedade itabirana, incluindo instituições, gestão municipal e vereança, está empenhada em desenvolver o legado que será deixado após a mineração”, concluiu Marco Antônio Lage.

One Comment

  1. Edirson de Assis Ferreira Reply

    Itabira ganhou um presente com a nova administração da cidade. O que não pode acontecer são desentendimentos políticos como aconteceu na última semana entre o Legislativo e o Executivo. A falta de diálogo trás uma grande incerteza para população. Não quero aqui dizer qual seguimento está certo ou errado, mas todos envolvidos devem refletir, pois vivemos um momento de decisões importantes para o munícipio. O tempo perdido não será recuperado, 2028 ou 2031 se aproxima a Vale S/A irá embora, Pense nisso, deixe as vaidades de lado. Itabira não merece isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *