Para contribuir com produtores rurais e garantir mais produtividade no agronegócio, a Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) iniciou as inscrições para a 2ª Campanha Municipal de Análise de Solos. O programa pretende popularizar a técnica, que permite a racionalização do uso de corretivos e fertilizantes, além de incentivar a prática coletiva e tornar a tecnologia cada vez mais utilizada pelos produtores do município. Interessados podem se cadastrar até três de agosto.
Técnicos especializados serão os responsáveis pela facilitação da recepção, envio do material a laboratórios credenciados e na interpretação das análises. A campanha visa incentivar a sensibilização sobre a importância desta tecnologia para alcançar melhores resultados nas atividades agrícolas e na pecuária. Os interessados receberão orientações para coleta, recolhimento do material e envio das amostras e as recomendações técnicas, conforme os resultados das análises.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Mauro Lúcio Ferreira, a campanha foi bem sucedida na última edição, com atendimento acima do previsto. Foram atendidos 24 produtores com 100 amostras de solo. “A expectativa é que em 2021 iremos atender cerca de 30% a mais de produtores. Espero que a adesão seja suficiente, que atenda a necessidade dos produtores com análise de solo bem-feita, com custo baixo e em tempo hábil”, diz o secretário.
Em um segundo momento, os produtores rurais poderão efetuar compras em conjunto de calcário e adubo, pela Central de Compras, onde poderão conseguir produtos de qualidade com preço bem abaixo do praticado no mercado. As análises serão realizadas em laboratório credenciado, com preços e condições de envio acessíveis, visando uma correta recomendação para o uso de corretivos e fertilizantes, para a melhor utilização dos produtos, com aplicação de quantidades necessárias, de acordo com as diferentes culturas e solos. Informações nos telefones: 3839-2260 (SMAA) ou 3831-3919 (Emater).
Deixe um comentário