Parceria pode fomentar segurança alimentar nutricional regional

O município de Itabira e o Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Rio Piracicaba (SIM- CONSMEPI) deram um passo importante para viabilizar a inspeção dos produtos de origem animal (POA) na região. Durante uma reunião em João Monlevade, na última sexta-feira (13), a Prefeitura realizou a renovação da cessão do servidor e veterinário Roger Limonge de Alvarenga ao consórcio para que ele possa contribuir com as atividades e também orientar os produtores rurais do setor a respeito da importância de garantir a segurança alimentar nutricional dos consumidores.

Com a permanência do servidor à Consmepi, 17 municípios ao longo da bacia do Médio Piracicaba e duas cidades da bacia do Rio Santo Antônio terão a assistência técnica capacitada. Além disso, a cessão cumpre relevante papel na promoção da saúde pública. “Sou representante do município de Itabira nesse consórcio e vou auxiliar todos os produtores de produtos de origem animal de Itabira e fazer a supervisão dos municípios vizinhos. Isso faz com que os produtores possam atender todos os mercados das cidades que participam do consórcio, além de abrir o mercado e atender um público de mais de 300 mil pessoas com produtos de qualidade”, afirmou o veterinário Roger.

Consmepi

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Mauro Ferreira, a cessão do servidor Roger é um grande avanço na parceria com o Consmepi no intuito de socializar e potencializar a regularização das agroindústrias de origem animal. “O município de Itabira está fazendo a sua parte, já que é um servidor com vasta experiência e pode conseguir auxiliar tanto o produtor de Itabira quanto o da região. Com isso, os produtores conseguirão regularizar seus empreendimentos oferecendo produtos de origem comprovada, garantindo a qualidade e promovendo a segurança alimentar nutricional”, destacou.

Na oportunidade, o chefe de Gabinete, Alfredo Lage, também demonstrou satisfação no  ganho para a população de Itabira e toda a região. “Ele é veterinário efetivo dos quadros da Prefeitura por mais de dez anos, com grande capacidade e expertise nessa questão de fiscalização de produtos de origem animal. E, claro, será peça fundamental para mostrar ao produtor a importância da regularização da sua produção. Evidentemente, lá na ponta, o ganho é maior ainda, já que a população terá alimento de qualidade”, pontuou o chefe de Gabinete.

O presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (AMEPI) e prefeito de São Domingos do Prata, Fernando Rolla, participou da reunião e reforçou a necessidade de fortalecer a estrutura da região dando passos estratégicos como esse. “Itabira e região avançam na estruturação porque precisamos sim de olhar para a fiscalização dos produtos de origem animal da nossa região, uma vez que isso representa saúde”, destacou Fernando Rolla.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *