Dia 10 de junho na sede da Associação de Moradores do Bairro Bela Vista, alguns residentes no Bela Vista e Nova Vista, tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a proposta de descomissionamento da barragem do dique Pontal. Dois representantes da Vale, que atuam no relacionamento com a comunidade foram enfáticos. “A Vale não vai construir outro bairro”!
A firmação esclarece dúvida sobre realocação de moradores para outra região da cidade. Os colaboradores da mineradora disseram que não procede a troca, e o próprio morador fará a negociação em separado, considerando as características dos familiares residentes, e da construção. Atualmente não há o quantitativo de casas, sequer moradores, ou negociação aberta.
Os residentes nos bairros irão escolher onde morar depois da conclusão do acordo. O descomissionamento ainda está em fase de estudo, que irá durar pelo menos doze meses. Após a conclusão, haverá a confirmação sobre famílias atingidas, ou se realmente a remoção será necessária. Um projeto piloto será implantado na região do Coqueirinho: a instalação do muro de contenção.
O termo descomissionamento é usado para mostrar a etapa inicial do processo de descaracterização, ou desativação da barragem. O rejeito será compactado e drenado, para possivelmente a criação de área de convivência, depois de consulta a comunidade do entorno. Segundo os colaboradores da Vale, a desapropriação acontecerá só em último caso.
Antes, a obra de estabilização será concluída, para garantir a segurança dos moradores. A mineradora orientou também sobre suposto assédio de advogados. Definiu que não é necessário se precipitar, diante das decisões que serão tomadas no entendimento entre as partes, ou através de judicialização, caso não haja acordo. Os imóveis terão avaliações técnicas seguindo parâmetros internacionais.
Deixe um comentário