A Ouvidoria-Geral da Prefeitura de Itabira, de janeiro a junho, atendeu mais de 90% das solicitações, o que significa que entre os 382 atendimentos realizados, 29 ainda estão pendentes. De acordo com o relatório de atendimento feito pelo sistema de monitoramento da Ouvidoria-Geral, 213 solicitações foram caracterizadas como reclamações, e 96 como pedidos de informação. Segundo os dados, dentre as reclamações estão informações sobre a coleta de lixo, iluminação pública, e obras, entre outros.
Também foram feitas 53 denúncias, sendo as principais relacionadas a fiscalização de posturas e ao descumprimento das medidas de prevenção à covid-19. Ainda, 15 sugestões e cinco elogios foram registrados. Conforme o relatório, a principal porta de entrada do cidadão é o telefone (38,22%), seguido do site institucional (36,65%), e-mail (14,4%) e acolhimento presencial (10,73%). Paulo Henrique Rodrigues da Silva, superintendente da Ouvidoria-Geral, afirma que o setor é um importante canal de comunicação entre o cidadão e a administração pública por ter como objetivo intermediar as manifestações das partes.
“A Ouvidoria-Geral faz a mediação entre as unidades administrativas da Prefeitura e o cidadão. Ela não é responsável por solucionar a demanda do cidadão, mas sim de mediador na busca por solução. Ainda, a Ouvidoria-Geral também propõe a melhoria do fluxo do atendimento e serviço. Assim, o setor é a recepção, a porta de entrada da Prefeitura para o munícipe. Quando um cidadão chega a Prefeitura, ele precisa ter um sentimento de acolhimento”, afirmou o superintendente.
“Ainda estamos fora do ideal, mas mesmo assim temos alcançado resultados positivos pelos dados alcançados. O índice de atendimento e resposta é muito importante. Ademais, é necessário ressaltar que nós estamos iniciando os estudos para a implantação de uma nova ouvidoria porque o governo entende que o atendimento na Prefeitura tem que ser primoroso”, pontuou o secretário municipal de Governo, Márcio Passos.
A Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP) publicou pesquisa anual que a principal reclamação do cidadão brasileiro é sobre atendimento ao público. Para entrar em contato com a Ouvidoria-Geral basta ligar para o telefone (31) 3839-2150, através do link https://bit.ly/3cs3Cqw, pelo email ouvidoria@itabira.mg.gov.br, além do atendimento presencial, que no momento está restrito devido à pandemia.
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