O Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado todo o dia cinco de junho, será celebrado neste ano com uma importante conquista de aprendizagem para estudantes do Colégio São Francisco Xavier (CSFX), ligado a Fundação de mesmo nome (FSFX), mantenedora do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), em Itabira.
Com a orientação da equipe pedagógica do CSFX Integral e da equipe de manutenção da escola, os alunos aprenderam a fazer um biofertilizante via sistema de compostagem do Colégio. Participam do projeto alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental (quatro a 14 anos), que fazem parte do CSFX Integral.
O biofertilizante é um adubo orgânico líquido que contém organismos e nutrientes que melhoram a saúde das plantas, deixando-as mais resistentes ao ataque de pragas e doenças. O material líquido é resultado da fermentação de resíduos orgânicos e nutrientes em água.
“Iniciamos o processo com a separação do lixo úmido do lanche dos alunos, que é colocado em uma primeira caixa do sistema de compostagem, juntamente com outros resíduos orgânicos como folhas, casca de banana, caules e cascas de ovos. Na composteira é realizado o processo controlado de decomposição que vai gerar o biofertilizante líquido e também o adubo”, diz Maíra Andrade, do CSFX.
Os alunos também já estão preparando receitas com ingredientes colhidos na horta. Como parte de uma atividade de socialização e de incentivo à alimentação saudável, os alunos do Integral fizeram um bolo funcional de banana na cozinha experimental do CSFX.
Deixe um comentário