Coronavírus: maioria das internações em Itabira vieram de outras cidades

Boletim de Monitoramento Semanal Covid-19 aponta que a maior parte dos pacientes internados nas duas unidades hospitalares de Itabira, são exportados, ou seja, vieram de outros municípios. O documento, publicado dia 27, aponta que dos 29 leitos intensivos, são 25 pessoas de outras cidades, e nos de enfermaria, entre 25 pessoas em tratamento nas alas coronavírus, são 18 pacientes transferidos.

O dado significa que nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), são 86% de pacientes domiciliados em outras cidades, e nos leitos clínicos, esse percentual está em 72%. Apesar das transferências nos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), ainda restam vagas: 19 de UTI, e 58 de semi-intensivo, considerando os números do último informe semanal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A ocupação de leitos é atualizada diariamente, em duas ocasiões, e esses números podem ter variação.

Sobre as 325 vítimas fatais da pandemia, até a data da publicação, são 54% do sexo feminino. A esmagadora maioria, 87% eram portadores de duas ou mais doenças crônicas associadas. Com idade superior a 59 anos, considerados idosos, estão três a cada quatro falecimentos por coronavírus. Os bairros mais populosos são os de mais incidência: Gabiroba, Praia, Centro, Bela Vista, Major Lage de Baixo (Caminho Novo), Amazonas, Pedreira, Santa Ruth, São Pedro, Machado, Água Fresca e Fênix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *