Iniciativa pretende impulsionar regularização de agroindústrias

A equipe técnica do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), recebeu no dia cinco de maio, o médico veterinário Alexandre Lopes, coordenador técnico do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Rio Piracicaba (Consmepi), lotado na cidade de João Monlevade. O profissional esteve em Itabira para a aprovação do projeto de reforma e ampliação de mais uma agroindústria de produtos de origem animal.

A regularização das agroindústrias é uma ação que visa beneficiar tanto o consumidor quanto o produtor. Os produtores regularizados podem atuar dentro da lei, fornecendo produtos certificados, aumentando consequentemente a possibilidade de venda. Os consumidores, por sua vez, levam para casa produtos inspecionados com mais segurança para a alimentação. Itabira é filiada à Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi), instituição responsável pelo consórcio.

Por meio desta parceria, com a disponibilização de um servidor da SMAA, é possível que as agroindústrias localizadas no município sejam regularizadas pelo SIM. Os pequenos produtores podem comercializar seus produtos em todo o território que abrange o consórcio. O Consmepi atua em 17 cidades da região. O SIM faz parte da diretoria de Abastecimento e Inspeção Municipal da SMAA. O departamento conta com profissionais capacitados para orientar os produtores quanto à regularização de agroindústrias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *