Portadores de Lúpus em Itabira poderão ter atendimento preferencial

Os vereadores da Câmara de Itabira aprovaram, por unanimidade, Projeto de Lei (PL) que garante o atendimento prioritário em filas para portadores de Lúpus. A matéria é de iniciativa do vereador Sebastião Ferreira Leite “Tãozinho” (Patriota) e foi aprovada na semana passada. De acordo com o projeto, essas pessoas terão o atendimento preferencial em órgãos públicos e empresas privadas, e também na tramitação de processos administrativos da administração direta do município.

O atendimento prioritário poderá ser estabelecido por fila ou senha específica. Os portadores de Lúpus deverão apresentar laudo médico assinado por um profissional com especialização em Reumatologia e devidamente inscrito no Conselho Regional de Medicina (CRM), a fim de garantir a preferência do atendimento. A doença é uma condição dolorosa generalizada e crônica. Para se tornar lei falta a sansão do Prefeito.

“Entendo que a legislação não deve apenas dar regramento à sociedade, mas acompanhar seu desenvolvimento e suas necessidades, razão pela qual o escopo deste projeto visa garantir, por meio de lei, o atendimento preferencial aos portadores de Lúpus nas filas de comércio e entidades públicas”, justificou Tãozinho Leite.

Tãozinho Leite

Fundeb

De autoria do prefeito Marco Antônio Lage (PSB), foi aprovado o projeto de lei que promove adequações no Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). As principais alterações são na composição, nos requisitos de indicação dos membros e também nos impedimentos de participação. Os vereadores aprovaram também o a autorização de transferência de livros jurídicos à Prefeitura de Itabira.

One Comment

  1. Elisangela Francisca de Paula Reply

    Eu tbm tenho lupus eritematiso sistêmico ha quase 30 anos atualmente moro na cidade de Embu das Artes SP,e aqui quando eu pego senha preferencial p passar em algum lugar o povo ficava olhando de cara feia ou fila tbm preferencial, gostaria que os vereadores3 aqui do Embu fizesse o mesmo que o senhor fez na sua cidade parabéns bela atitude e preocupação com nós pacientes portadores de lupus,inclusive desde do mês passado não estou bem o lupus ta em atividade novamente depois de muitos anos controlado, tem dias que nem consigo andar de tantas dores e fraqueza , aumentou a prednisona até mês que vem se não tiver melhor os exames vou ter que fazer pulsoterapia 3 dias de medicamento na veia.Nós que temos lupus é uma luta constante um dia ta bem outro dia não consegue fazer nada,fazer o que o que agente tem que passar outro não passa é só ter fé e esperança que vai dar tudo certo se Deus quizer. Obrigada pela atenção essa senhora que ta comigo na foto é minha mãezinha cuido dela desde quando meu pai faleceu, ela tem depressão e está com começo de alzaimer minha bebezona, pago aluguel, ela usa fraldas compro as tiras de diabetes porque nunca foi contemplado o nome dela desde de 2012 esperando ja fiz o cadastro mais duas vezes e nada, já fui na prefeitura secretaria da saúde e nada tem que aguardar chegar o nome dela, e fraldas tbm nunca consegui tem que comprar tudo, eu não posso trabalhar por causa do lupus não tenho força p nada e tbm porwue tenho que cuidar da minha mãe, graças a deus eu consegui receber o Laos depoi de mais de 20 anos de tratamento, como que eu e mi ha mãe ia consegui viver só com um salário dela de pensão de viúva e ainda pagando aluguel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *