Regional de Sáude alinha estratégias para a campanha de vacinação antirrábica

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, realizou dia 15 de abril reunião sobre a organização da Campanha de Vacinação Antirrábica de 2021, com o objetivo de orientar os municípios sobre o planejamento da campanha que se inicia no segundo semestre deste ano. A reunião realizada por videoconferência foi direcionada às referências técnicas municipais de Epidemiologia e Zoonoses dos 24 municípios das microrregiões de saúde de Itabira, João Monlevade e Guanhães.

O vídeo foi conduzido pelo coordenador de Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde de Itabira, Marcelo Barbosa Motta, que apresentou a campanha de vacinação antirrábica animal 2021, o cenário epidemiológico de controle da raiva nos últimos anos e esclarecimento de dúvidas e programação municipal para realização da campanha. “O objetivo da campanha é vacinar o maior número de cães e gatos num menor espaço de tempo, neste caso 45 dias, e assim para impedir que o vírus rábico alcance a população, interrompendo assim o ciclo urbano de transmissão da doença”, destaca Marcelo.

Assim como foi em 2020, em virtude da pandemia da covid-19, os vacinadores devem utilizar equipamentos de proteção individuais específicos e organizar as filas evitando a aglomeração de pessoas que irão levar seus animais para vacinar no dia da campanha. De acordo com o coordenador Marcelo Motta, a vacinação em Minas Gerais deverá ocorrer entre primeiro de setembro a 31 de outubro de 2021, com um dia D em dois de outubro, nas áreas urbanas.

“Durante o alinhamento abordamos o ciclo de contaminação da doença do animal para o homem e vice-versa; o impacto da doença na saúde pública devido à letalidade de aproximadamente 100% e alto custo social e econômico no tratamento. Apresentamos as medidas de prevenção, como a vacinação humana e animal, a disponibilização de soro antirrábico humano, a realização de bloqueios de foco, entre outras” detalhou o coordenador de Vigilância Epidemiológica da GRS Itabira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *