Itabira poderá ter Conselho de Transparência Pública e Combate a Corrupção

O presidente da Câmara Municipal de Itabira, Weverton Leandro Santos “Vetão” (PSB), apresentou nesta terça-feira (13) uma indicação propondo a criação do Conselho Municipal de Transparência Pública e Combate à Corrupção. A proposta foi apreciada na reunião ordinária do Legislativo e aprovada por unanimidade dos vereadores. O conselho deverá ser formado por membros do Governo Municipal e sociedade civil organizada.

Weverton “Vetão”

“A transparência e o acesso à informação são direitos que devem ser garantidos aos cidadãos e cidadãs para que estes possam participar da vida pública de maneira plena, inclusiva e livre. Da mesma forma, um Estado Democrático de Direito deve instituir mecanismos e instâncias participativas em que haja espaço para o debate plural e a tomada de decisões”, justificou o vereador.

Weverton “Vetão”

Entre as atribuições do Conselho Municipal de Transparência Pública e Combate à Corrupção estão o enfrentamento da corrupção e da impunidade; fomento da transparência e do acesso à informação pública; promoção de medidas de governo aberto; integridade e ética nos setores público e privado; e controle social para acompanhamento e fiscalização da aplicação dos recursos públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *