Marco Antônio Lage publica novas medidas de combate à pandemia

Durante coletiva de imprensa on-line ocorrida na tarde desta quarta-feira (24), o prefeito Marco Antônio Lage explicou as medidas adotadas pelo governo municipal direcionadas ao controle e tratamento da pandemia. As decisões focam-se em três pilares: isolamento social, atendimento aos pacientes, e vacinação. “Estamos acompanhando o drama vivido pelo Brasil que está registrando mais de três mil óbitos por dia. Infelizmente não somos uma ilha e toda crise sanitária repercute em nossa cidade”, afirmou.

Para minimizar o colapso enfrentado pelos hospitais do município, a Prefeitura de Itabira fez um remanejamento dos leitos que antes estavam à disposição de pacientes com outras enfermidades, colocando-os agora para assistência aos acometidos pela pandemia. A contratação de pessoal para atender os pacientes dos novos leitos está ocorrendo com a ajuda da mineradora Vale. “Estamos fazendo um esforço enorme para abrir mais leitos, mas a falta de equipes é um grande problema neste momento”, pontuou.

“Visitei os dois hospitais e vi às situações, deprimente e sofrível, pelas quais os doentes da covid-19 estão passando. A cada dia, ocorrem cerca de dez óbitos na cidade devido à doença. Este problema não está ocorrendo somente em Itabira, e sim em toda a região e no país, mas precisamos olhar para o território pelo qual somos responsáveis. Se o quadro não reduzir e a curva não abaixar, talvez seja necessário lockdown completo”, acrescentou o prefeito.

Marco Lage

Serão abertos 28 leitos de enfermaria no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) e 24 leitos de enfermaria no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). Também serão disponibilizados mais 12 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) na rede hospitalar municipal. Reuniões estão ocorrendo com os principais planos de saúde suplementar que atendem na cidade para avaliar uma participação maior deles nesta guerra à pandemia.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *