FCCDA abre consulta pública sobre Conselho Municipal de Política Cultural

A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) abriu, consulta pública para ouvir os cidadãos sobre a alteração da lei municipal nº 4.728, de 25 de setembro de 2014, lei essa que trata além do Sistema Municipal de Cultura, a composição de representatividade no Conselho Municipal de Política Cultural (CMPP).

Uma das mais recentes diretorias do CMPP

Mediante diversas tratativas frustradas de composição do CMPP foi feito um estudo pela instituição em que se percebeu que o sistema de eleição e as representatividades dos setores culturais e da administração pública encontravam-se com diversos setores os quais não temos ainda ampla participação dentro do sistema, sendo necessário o fomento dessas representatividades no município.

O estudo prévio realizado pela FCCDA deu-se mediante os setores que sempre encaminham propostas de atividades nos editais da instituição e diante do Cadastro Municipal de Cultura que realizamos nos meses de janeiro e fevereiro de 2021. A consulta ficará disponível até o dia quatro de abril. O questionário apresenta uma pergunta simples de múltipla escolha, clique aqui e acesse o documento.

As alterações propostas visam que o conselho continue tendo ampla participação, mas que seja funcional e assim Itabira possa participar amplamente das políticas públicas do Sistema Nacional de Cultura. O que é primordial para que a  FCCDA trabalhe conjuntamente com a participação da sociedade civil no desenvolvimento das políticas públicas.

“A formação é um dos mais importantes mecanismos de participação social, para que junto com a administração pública possamos efetivar políticas públicas. Sem o Conselho não há aplicabilidades de recursos via projetos para o setor, além de deixarmos de receber recursos fundo a fundo. Para manter o município pulsando culturalmente não podemos ficar de fora dos mecanismos do Sistema Nacional de Cultura’ explicou Marcos Alcântara, superintendente da FCCDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *