Parque Estadual Mata do Limoeiro completa dez anos

Foto: Duander Franco

Dez anos da criação oficial do Parque Estadual Mata do Limoeiro, a unidade de conservação gerenciada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) contabiliza avanços para a proteção do meio ambiente com envolvimento maciço da população em projetos que fortalecem a conservação. A unidade é referência em educação ambiental, faz planos para se tornar um polo estadual no tema, com investimentos previstos ainda para o ano de 2021.

Foto: Alex Amaral

Criado dia 22 de março de 2011, o parque preserva fragmentos dos biomas mata atlântica e cerrado, o que garante uma grande diversidade biológica. A unidade ocupa a área da antiga Fazenda do Limoeiro, que hoje não existe mais, e, entre outros motivos, foi implantada para frear especulações surgidas ainda no final da década de 1980 e início da década de 1990 sobre uma possível exploração de carvão vegetal na área.

Outra razão foi a necessidade da composição de um mosaico de unidades de conservação na região, contribuindo com a preservação da biodiversidade em conjunto com unidades federais e municipais. Atualmente, o parque conta com importantes atrativos turísticos: cachoeiras, trilhas e mirantes, que influenciam diretamente no turismo de Ipoema e positivamente na qualidade de vida da população local e também do entorno.

Educação ambiental reconhecida no Brasil

O trabalho de educação ambiental é uma consolidação de uma série de projetos desenvolvidos pela equipe do parque, coordenada pelo gerente Alex Amaral. O conjunto dessas ações foi agraciado em 2016 como a melhor iniciativa em educação ambiental pelo Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza. “A comunidade local se envolveu demais com os trabalhos que foram propostos. Eles permitem participação e os moradores se sentem parte do que acontece dentro do parque”, diz o gerente.

Gerente da unidade

Comemoração

Em acordo com o momento crítico da pandemia a celebração será virtual, com o lançamento do livro “Olhares Sobre o Parque Estadual Mata do Limoeiro”. A publicação traz 40 imagens da unidade, que são resultado de diferentes olhares de 13 fotógrafos sobre a área protegida. O livro foi desenvolvido com recursos de um Termo de Ajustamento de Conduta celebrado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O evento será realizado nesta quarta-feira, 24 de março, às 19h, e poderá ser acompanhado ao vivo no link do Google Meet  (clique aqui).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *