Mucida atua de frente em busca da diversificação das cidades mineradoras

José Fernando de Oliveira

O deputado Bernardo Mucida se reuniu nesta quinta-feira (11) com o presidente da AMIG (Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil0, prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando de Oliveira e com o deputado Rafael Martins, presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa. A pauta principal foi a busca de frente, as alternativas para tornar as cidades com vocação mineradora, autossustentáveis.

Na condição de vice-presidente da Comissão de Minas e Energia no parlamento mineiro, Mucida propôs uma agenda comum de trabalho entre a AMIG, cidades mineradoras e a própria Assembleia. De acordo com o deputado, a Comissão de Minas e Energia contará com a parceria da AMIG, se pautará pela defesa intransigente dos interesses da sociedade, dos municípios mineradores e do Estado de Minas Gerais. “O desafio é promover gestão de nosso patrimônio mineral de forma social, ambiental e economicamente sustentável”, resumiu o parlamentar.

“Para o próximo biênio, além das pautas rotineiras, intensificaremos o debate em torno da diversificação econômica das cidades mineradoras e do necessário ressarcimento dos municípios pela penalização da Lei Kandir, já que não podemos cobrar ICMS do nosso principal produto de exportação, que é o minério. Além disso, é necessário fortalecer a Agência Nacional de Mineração. Minas precisa levantar a sua voz e definir as pautas prioritárias para a Agência”, concluiu Bernardo Mucida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *