Mudanças no protoloco de testagem da covid-19 em Itabira

O município de Itabira aderiu, nesta segunda-feira (8), à Onda Roxa do programa Minas Consciente. A decisão, tomada de forma voluntária e em conjunto às demais cidades da região, levou em consideração o cenário crítico da pandemia da covid-19 no município, no Estado e em todo país. Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para o tratamento da doença estão ocupados em sua totalidade e a taxa de transmissão está em aceleração.

Ao mesmo tempo em que adota medidas mais restritivas e de incentivo ao isolamento social, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também se dota de estratégias para combater com eficácia o avanço das taxas de infecção e de mortalidade em Itabira. Uma dessas ações, já anunciadas pelo prefeito Marco Antônio Lage, será a testagem em massa dos itabiranos, sobretudo aqueles mais expostos à contaminação pelo coronavírus.

Essa ação está em planejamento e já cumpre as etapas burocráticas inerentes ao serviço público. Estão sendo executados os procedimentos licitatórios, bem como a definição de um Protocolo de Testagem, o desenho dos processos logísticos para a realização dos trabalhos e contratação de pessoal. Ainda no momento crítico de escalada do vírus em Itabira, a SMS priorizará a testagem na população que apresente algum sintoma gripal, seguido de acompanhamento e monitoramento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *