Itabira: suspensas as cirurgias eletivas

A Prefeitura de Itabira determinou, na segunda-feira (8), a suspensão das cirurgias eletivas, consultas e exames até o dia 23 de março, para as redes pública e privada. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Eliana Maria Torres Horta Guerra Lage, a medida tem por finalidade diminuir o número de pessoas circulando em Itabira. “Considerando que o índice de reprodução do novo coronavírus encontra-se acima da média para a capacidade de leitos exclusivos para a covid-19, que já se encontram em ocupação máxima, com sobrecarga dos recursos humanos, insumos e medicamentos,” afirmou.

No entanto, a disposição não se aplica aos serviços de atenção à gestante, oncologia e hemodiálise. Ainda segundo Eliana Horta, a decisão tem caráter preventivo e está baseada na cobertura de medicamentos, capacidade de atendimento, incidência e velocidade do avanço da covid-19. A secretária ressaltou que um ofício sobre a determinação foi encaminhado à Associação Médica de Itabira. “Temos que considerar a iminência do colapso nas redes pública e privada de saúde na região, ante o número de contaminados que demandam assistência hospitalar”, concluiu.

Até esta segunda-feira (8), Itabira registrou 9.575 casos positivos para covid-19. Destes, 623 pessoas estão em isolamento e monitoramento domiciliar, 26 pacientes estão hospitalizados em unidade de terapia intensiva (UTI) e outros 38 estão em enfermaria. Os números demonstram que atualmente a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 100% e de enfermaria 69%. Outro dado triste e preocupante: no momento, Itabira contabiliza 87 óbitos decorrentes do novo coronavírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *