O descontrole na utilização do cartão de crédito pode trazer dívidas exorbitantes e dor de cabeça. Mas, essa função não precisa ser vista com receio. O crédito tem suas vantagens e pode garantir benefícios ao comprador se utilizado com cautela. E também colabora muito para aqueles que querem fugir das burocracias. Uma pesquisa sobre a participação em programas de fidelidade no país estimou que 65% dos brasileiros, estão inscritos em alguma plataforma. Entre julho e setembro de 2020, 55 bilhões de pontos em milhas foram trocados, de acordo com a associação que representa o setor.
De acordo com a especialista Carla Campos, consultora e educadora financeira em Belo Horizonte, a maior vantagem desse serviço é que as condições que ele oferece podem aliviar o bolso numa emergência. “O consumidor tem até 40 dias para pagar antes de entrar nos juros do cartão. E pode ser uma ótima estratégia para quem planeja pagar as contas e a fatura em dias específicos. O cliente consegue o valor do crédito sem ter que dar garantias às instituições financeiras, procedimentos burocráticos que atrasam as transações, explicou.
A consultora lembra que ter um bom planejamento é fundamental para garantir o uso consciente. “O segredo é usá-lo como se fosse um pagamento à vista, ou seja, você aproveita os benefícios do cartão de crédito, mas deve ter sempre em conta o valor destinado para pagamento da mensalidade da fatura sem atraso. Se apertar, o ideal é negociar com a financeira e parcelar o montante com juros mais baixos, mas nunca caia no rotativo, já que os juros são bem altos”, ressaltou Carla. Os programas de vantagens são benefícios que podem ser trocados por descontos, viagens ou diárias, no caso de companhias aéreas e hotéis.
Deixe um comentário