Projeção do painel Cidades Saudáveis aponta que até dia 19 de fevereiro, Itabira deverá contabilizar mais 382 casos positivos de coronavírus. Até nove de fevereiro, foram somadas 8001 pessoas com a doença, e em mais dez dias serão mais 38 pessoas por dia, perfazendo um total de 8383 pessoas com a enfermidade. Segundo o Ministério da Saúde, 15% dos pacientes apresentem sintomas severos e precisem ser internados para receber oxigênio. O tempo de recuperação é mais longo, e o período de transmissibilidade do vírus, ainda maior. Pelo menos 35% dos casos são assintomáticos.
Até dia nove de fevereiro, a ferramenta vacinômetro apontava 1934 doses do imunizante do coronavírus aplicadas em Itabira, 1761 para profissionais de saúde. A Prefeitura de Itabira anunciou que haverá sistema de drive-thru do dia 11 a 13 de fevereiro, no estacionamento da Funcesi (Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira). Inicialmente vai atender somente profissionais da saúde acima de 45 anos das clínicas e consultórios médicos, odontológicos e de fisioterapia que assistem casos suspeitos ou confirmados do coronavírus.
Ainda conforme a Secretaria Municipal de Sáude (SMS) foram aplicadas 824 doses em profissionais da linha de frente do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), Pronto-Socorro Municipal de Itabira (PSMI) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); 297 em profissionais do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC); e 640 em trabalhadores da Atenção Primária e Secundária. Nas instituições de longa permanência, foram 160 doses aplicadas: 108 em funcionários, 29 em idosos e 23 doses em jovens e adultos com deficiência que estão em residência inclusiva.
Deixe um comentário