Foco nos clientes ativos pode aumentar resultados do negócio

Para quem tem um empreendimento, manter a clientela ativa é um dos maiores desafios. Além dos gastos com fornecedores, contas mensais e fluxo de caixa, o lucro do negócio vem sempre da venda dos produtos ou da prestação de um bom serviço, portanto, é mais que necessário manter eles constantemente satisfeitos e interessados nos produtos. Para a master coach Valéria Bax, sócia do Instituto Evex, em Belo Horizonte, formar uma boa base de clientes costuma ser demorado.

“Para ocorrer a fidelização, a pessoa interessada deve ter certeza da qualidade superior em seu produto em relação aos outros, e enquanto isso, fica migrando entre vários locais. Se foi pela qualidade, pela rapidez na entrega dos produtos ou na prestação de serviços, pelo ótimo atendimento, pelas diferentes formas de pagamento oferecidas, alguma dessas coisas é o principal que deixa os clientes fixos em um negócio. Para isso, o ideal é manter essas características sempre ativas,” diz Valéria Bax.

“Solicitar que o cliente avalie a compra e dê sugestões, enviar formulário aos clientes principais para que eles mostrem qual é o motivo de preferir o seu negócio em detrimento de outros, são algumas das atitudes que o empreendedor consegue fazer um apanhado geral e ver como está o seu desempenho com a clientela. Aquele cliente irá sentir que houve uma preparação e um cuidado para atender aos compradores, e que a qualidade desse novo produto ou serviço será muito boa”, pontua Valéria.

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