Itabira se enquadra no “novo” Minas Consciente

Anúncio do prefeito Marco Lage

Sem Carnaval, bares e restaurantes abertos até no máximo meia-noite

O novo decreto a ser publicado no sábado (30) e o anúncio de novos procedimentos nos protocolos de enfrentamento da pandemia, foram antecipados por meio de live, dia 29 de janeiro. A proposta é seguir para a onda verde, e não ser necessário o lockdown. O Governo de Minas anunciou maior flexibilização, mas não será seguida na totalidade pelo município. A restrição em Itabira será mais ampla. São quatro semanas com a nova gestão municipal e as vacinas já começaram a serem distribuídas para o grupo de profissionais de saúde.

O prefeito, Marco Antônio Lage, junto com o vice, Marco Gomes, e a secretaria de saúde, Elaina Horta, visitaram as UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) já em condições de uso, se necessário. A ocupação dos leitos para pacientes mais graves, que chegou a se aproximar de 80%, caiu pela metade na mais recente aferição. Houve reuniões pontuais com todos os segmentos econômicos impactados pela pandemia. Recentemente os leitos de UTI aumentaram em 100%, mas é preciso manter as medidas sanitárias para evitar o colapso da rede.

Profissionais de saúde, os primeiros a serem imunizados

“Não vamos entrar em politização sobre o tema covid-19. Queremos manter o equilíbrio, com empregos e atividades econômicas. Entre 19 de novembro e 28 janeiro, aumentaram em 140% o número de novos casos confirmados, na escalada de aumento na contaminação. O sinal de alerta precisa estar ligado e precisamos ficar atentos,” disse o prefeito Marco Antônio Lage, antes de uma interrupção, por inviabilidade técnica.

Doses são armazenadas com segurança reforçada

Ao retomar a transmissão pelas redes socias da Prefeitura de Itabira, Marco Lage destacou o conteúdo do decreto. “Esperamos a adesão de todos os itabiranos. Itabira não quer fechar! Entre os pontos principais estão: bares, restaurantes e afins, que funcionarão entre 9h às 23h30, com meia-hora de tolerância; proibido o auto atendimento ou o self service; eventos que estavam proibidos, voltam a ocorrer no horário do comércio de alimentação e bebidas, com 4m2 por frequentador, e máximo de 50 pessoas no espaço,” destacou o gestor municipal.

Itabira se mantém na onda amarela

Se os dados técnicos melhorarem, a flexibilização aumenta. Sobre as escolas da rede pública, a perspectiva é de retorno presencial em março. Haverá prioridade na vacinação quando mais doses do imunizante chegarem, a exemplo dos motoristas de coletivos e vans, usados no transporte escolar. As barreiras sanitárias estão mantidas, para fiscalização, principalmente nos pontos turísticos. Cerca de 30 fiscais estarão habilitados nos próximos 15 dias. Um disque-denúncia será disponibilizado para contribuir nas informações sobre abusos.

Academias com limitação entre clientes

Clubes e academias terão horário maior, piscinas recreativas, e o uso de chuveiros e saunas permanecem vetados, mas a natação esportiva e as aulas aquáticas estão permitidas em todas as atividades esportivas, como no caso da hidroginástica. Coletivos continuam com os horários estabelecidos, porém, com mais dez passageiros em pé, após avaliação das equipes de saúde, diante do transtorno verificado com a frota limitada. Um metro e meio de distância entre cada passageiro. Tatuadores e colocadores de piercing poderão novamente atuar.

Hotelaria passa de 50% para 75% da capacidade total de clientes. “Se todos nós trabalharmos juntos vamos avançar de onda,” destacou Marco Lage. Obrigatória a aferição de temperatura em todos os estabelecimentos, principalmente nos supermercados, com grande fluxo de clientes. Não vai haverá Carnaval em Itabira, e será revogado o decreto de ponto facultativo, entre 15 e 17 de fevereiro nas repartições públicas. Cursos d’água terão grande atenção dos agentes de fiscalização, principalmente aos finais de semana.

Vista panorâmica de Itabira

Igrejas e velório, permanecem da mesma forma, com os cuidados sanitários. “Estou orgulhoso do itabirano por ser a melhor cidade entre as 23 da macrorregião, e em se manter na onda amarela. São os melhores resultados, graças ao itabirano que tem atotado as novas determinações em sua rotina,” finalizou o prefeito. Na próxima semana a vacinação chegará aos profissionais que atuam nos PSFs (Programa de Saúde da Família); e depois idosos acima de 75 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *