Fim de ano desperta o empreendedorismo

Enquanto a maioria dos empresários se preparam para fazer o balanço do ano, outros chegam ao mês de dezembro em clima de retomada, fazendo investimentos, parcerias e contratações. É o caso de Rafael Lemos, cabeleireiro e maquiador de renome no mercado que aposta na sua própria marca ao inaugurar o salão Studio de Beleza. Ele se destaca em um ano cheio de intempéries com o fechamento de mais de 700 mil empresas em função da crise sanitária, segundo Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da covid-19 nas Empresas, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e publicada em julho.

Rafael Lemos

Embora o ano de 2020 tenha apontado um comportamento muito específico, a retração da economia já é uma realidade amargada no País há algum tempo. Segundo o órgão, o Brasil fechou mais empresas do que abriu entre 2014 e 2018, um reflexo da recessão de 2015 e 2016. A diferença entre as que entraram e saíram do mercado esse período foi de menos 65,9 mil.  No total, 382,5 mil estabelecimentos foram fechados, o que levou a perda de 2,9 milhões de postos de trabalho. Os dados foram divulgados em outubro através do estudo Demografia das Empresas de Empreendedorismo 2018.

Na contramão desses números, Rafael acredita na retomada da economia. Por isso, depois de muitos anos atendendo em salões renomados da cidade, encara sua fase empreendedora. Vale lembrar, que os negócios de beleza foram um dos mais afetados pela crise provocada pelo coronavírus. Os salões tiveram suas portas fechadas pela obrigação do distanciamento social e mesmo depois de abertos, os estabelecimentos tiveram que encarar a queda no serviço diante da insegurança da clientela. Rafael lembra que mesmo depois da flexibilização do distanciamento social, as clientes que semanalmente frequentavam salões, não voltaram em sua totalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *