Considerada a principal data comemorativa do ano para o comércio varejista, o Natal impacta positivamente 80% das empresas desse setor em Minas Gerais. Essa é uma constatação da pesquisa da Fecomércio-MG, que aborda as expectativas dos empresários mineiros para o período. Neste ano, quase 30% dos estabelecimentos esperam por vendas melhores que em 2019.
O economista-chefe da instituição, Guilherme Almeida, observa que o otimismo dos empresários é justificado pela melhora da confiança e o aquecimento das vendas. “Apesar do cenário de cautela, provocado pela pandemia da covid-19, tradicionalmente o Natal é uma data relevante para todo o comércio. É nesse período que os empresários redobram suas apostas em diversas estratégias para atrair o consumidor e concretizar vendas.”
Não por acaso, de acordo com a pesquisa, 35,6% dos empresários do estado devem investir em propaganda/divulgação para atrair os consumidores. Já 32,5% vão apostar em promoções e liquidações; outros 11,6% prometem oferecer um atendimento diferenciado e 6,9% investirão na visibilidade da loja.
Os principais segmentos beneficiados pela data são: móveis e eletrodomésticos (89,3%); outros artigos de uso pessoal e domésticos (85,7%), tecido, vestuário e calçados (83,8%); combustíveis e lubrificantes (83,3%) e livros, jornais, revistas e papelaria (80,0%).
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