A 33a vítima do coronavírus em Itabira é do sexo masculino, de 69 anos, com comorbidades, internado em Belo Horizonte desde oito de dezembro. Ele faleceu na data seguinte (9), mas a documentação confirmatória, a declaração de óbito, foi recebida segunda-feira (14), pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De acordo com determinação jurídica, a Prefeitura de Itabira não pode divulgar informações que possibilitem a identificação do paciente.
Conforme mais recente Boletim Covid-19 de monitoramento semanal da SMS, publicado em 11 de dezembro, a maioria dos positivados com a doença, 30% tem entre 30 e 39 anos, mas o coronavírus é mais letal na terceira idade, que atingiu 7% da população. A cada dois homens, uma mulher contrai a enfermidade. No total, 90% não têm o fator complicador, comorbidades, os demais apresentam: doenças cardíacas, diabetes, imunossupressão e dificuldades respiratórias.
A taxa municipal de isolamento domiciliar dia 11 de dezembro, estava em 38%, 12 pontos percentuais abaixo do mínimo desejável. O ritmo de transmissão está em 1,24% apontando que mil infectados transmitem a doença para mais de 1012 pessoas saudáveis, patamar considerado alto. Das mortes, 16 homens e 17 mulheres, apenas um dos pacientes não tinha duas ou mais enfermidades crônicas associadas. Entre as vítimas fatais, seis abaixo de 60 anos, e 27 idosos.
Deixe um comentário