Reunião da Câmara cancelada devido falecimento de Dona Dudu

Dona Dudu, e o marido Dário, homenageados pela juíza Fernanda Machado

Faleceu em 30 de novembro, depois de internada 28 dias no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), a ex-vereadora e líder religiosa de 81 anos, Edwiges Maria Barbosa Silva “Dona Dudu”. Ela ocupou cadeira no legislativo itabirano nos mandatos: 1983-1984, 1985-1986, 1987-1988 e 1989-1992. Entre seus 14 filhos, outros dois também têm passagens pela Casa: Geraldo Martins da Costa “Lado” (ex-vereador) e Adélio Martins da Costa “Decão” (atual). O presidente da Câmara de Itabira, Heraldo Noronha (PTB), decidiu na véspera cancelar a reunião e decretar luto oficial por três dias.

Ex vereador Lado com a mãe Dona Dudu

Sessão Solene

Na pauta estava prevista em primeira discussão e votação, Projeto de Resolução transferindo a sede da Câmara Municipal de Itabira em sessão solene para o teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), com capacidade para receber 417 convidados. No evento de posse dos 17 vereadores, sexta-feira, primeiro de janeiro, 19h, ocorre também a eleição da nova mesa diretora da Câmara para os próximos dois anos. A alteração será votada na reunião do dia oito de dezembro.

Vereador Decão com a mãe

“Especialmente num momento de pandemia da covid-19, em que continuam em vigor as normas sanitárias de distanciamento, a realização da solenidade em um local mais amplo torna-se obrigatória, de modo a permitir a participação presencial de um maior número de pessoas, sem, contudo, comprometer a saúde dos empossados e de seus convidados,” diz nota da Câmara Municipal.

Decão na mais recente reunião de comissões temáticas da Câmara

Nome do restaurante popular

Seria analisada também a revogação da lei de 2016, que dava o nome de “Vó Nita” ao Restaurante Popular que nunca chegou a ser inaugurado. A justificativa para a não execução do projeto de instalação, foi o considerado alto custo de manutenção. Estudos apresentados na época, indicavam inviabilidade econômica na implantação do dispositivo, que teve como destinação a nova sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *