Reformas no Hospital Carlos Chagas são entregues

O Governo Municipal entregou na manhã desta sexta-feira (20) a reforma da terceira Clínica Médica no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), unidade 100% SUS (Sistema Único de Saúde). A ala disponibiliza 24 leitos distribuídos em 10 enfermarias totalmente equipadas e adequadas às normas sanitárias.

Rosana Linhares e o médico Rogério Monsueto

Rosana Linhares, Secretária de Saúde, esteve presente, assim como o responsável técnico do HMCC, o médico Rogério Monsueto Pereira, o gerente administrativo do hospital, Arlen Marcos Ferreira e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Danilton de Abreu Duarte.

Danilton Duarte e Arlen Ferreira

“Esta entrega representa qualidade, segurança e conforto. Muito antes de 2010 essa ala já precisava de reforma, e, antes, não foram conquistados os recursos para a reestruturação. É mais um feito histórico na saúde pública de Itabira”, disse Rosana Linhares, ao inaugurar a ala, que recebeu investimentos próximos de R$ um milhão.

A reforma da Clínica Médica adequou a unidade às determinações da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essa é uma diretriz que detalha e padroniza a estrutura física e todo o projeto arquitetônico de unidades hospitalares, indo desde a iluminação, estrutura sanitária e gases medicinais, até o número de leitos por enfermaria, e as distâncias entre leitos e entre paredes.

A reestruturação do local contemplou posto de enfermagem, área do expurgo com exaustão de gases, guarda de equipamentos e arsenal, equipamentos de fornecimento ou geração de gases medicinais como oxigênio, óxido nitroso, ar comprimido em todos os pontos; chamadas de enfermagem; pias adequadas para higienização das mãos; e substituição de portas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *