Urna eleitoral de Itabira é sorteada para auditoria

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) realizou o sorteio das urnas eletrônicas de votação que para serem auditadas publicamente pelas equipes da Justiça Eleitoral do Estado. Ao todo, foram escolhidas cinco seções eleitorais, e Itabira foi um dos cincos municípios sorteado para ter uma das urnas eletrônica de sua seção eleitoral auditada pelos servidores do TRE-MG.

No sábado (14) o Juiz Eleitoral, Dalmo Luiz Silva Bueno escoltado pela Polícia Militar conduziu a urna da seção sorteada até a sede do 26° Batalhão no bairro Fênix. Uma aeronave da Polícia Civil e servidores do TRE de Belo Horizonte buscaram o equipamento sorteado. Segundo a PM a operação transcorreu dentro do previsto.

Transparência

O Ministério Público Eleitoral acompanhou todo o procedimento. De acordo com o TRE-MG, o Estado tem 48.657 urnas. Quando uma urna apresenta problema na seção eleitoral, o mesário entra em contato com o cartório responsável e solicita a troca. A duração da bateria de cada urna depende do ano de fabricação. O TRE também tem baterias de reserva para o caso de substituição. Itabira dispõe de 1248 urnas, sem adicionar o equipamento levado à capital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *