Itabira: candidatos e eleitores devem saber resultado às 21h de domingo (15)

Nas eleições municiais do dia 15 de novembro, o eleitor terá 274 candidatos a vereador à disposição da avaliação pessoal nas urnas eletrônicas. A expectativa que o resultado saia até 21h na mesma data. Primeiro à Prefeito, já que são seis candidatos, e depois os 17 eleitos na Câmara. Os fiscais dos partidos devem ter em mãos, os eleitos no legislativo antes mesmo na justiça eleitoral, pela contagem manual em cada urna, e fazendo as contas de quociente eleitoral.

Alguns dos candidatos tiveram pedido de candidatura indeferido ou deferido baseados em recursos na Justiça Eleitoral. Outros estão com pendência de julgamento, já que ainda não houve decisão em primeira instância. Ocorreram também renúncias de candidatos. Os dados foram apurados até a manhã do dia nove de outubro, no site: divulgacandcontas.tse.jus.br, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Os eleitores poderão acompanhar voto a voto, pelo aplicativo ou pelo site do TSE.

Atualmente a população estimada de Itabira de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é de 120 mil moradores, e projeção de comparecimento de 80 mil eleitores, apesar do impacto gerado pela pandemia. Votos anulados ou em branco devem chegar a 12%, praticamente 10 mil escolhas. Nas eleições passadas eram em torno de 116 mil habitantes, e cerca de 75 mil compareceram às urnas.

Quociente eleitoral

Votos válidos são as 91060 pessoas aptas a votar, subtraindo os eleitores ausentes; que anularam a escolha, ao digitar e confirmar número inexistente; e teclando a opção voto em branco. Ao se chegar a esse dado, se divide por número de cadeiras a vereador, 17. Projetando 70 mil votos válidos, cada sigla terá que alcançar mais de quatro mil votantes para eleger o primeiro vereador. Considerando a chamada “distribuição de sobras ou quebra de votos,” depois que os partidos com quociente eleitoral, elegerem o primeiro representante, se divide os votos restantes novamente entre todos as siglas políticas.

Nessa projeção, acima de mil votos para o primeiro eleito em cada sigla, e acima de 700 para um possível segundo vereador ou algum partido que alcançou a “distribuição de sobras ou quebra de votos”. A 132ª zona eleitoral, abrange Itabira e Itambé do Mato Dentro. Na Terra de Drummond, são 1249 seções, e consequentemente a mesma quantidade de urnas eletrônicas, com 10% de equipamento reserva para alguma falha. As eleições serão de 7h às 17h. Reservado para o público prioritário, até às 10h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *