
Valério (de uniforme branco) em 2018
Três anos após sua última participação no futebol profissional, foi cogitado por torcedores do time, o regresso do Valeriodoce Esporte Clube (VEC) a competições profissionais. O time confirmou participação no congresso técnico virtual do Campeonato Mineiro – Segunda Divisão, terceiro módulo e último do Estado, mas ao saber dos moldes da competição, desistiu por falta de recursos financeiros. A reunião foi na tarde desta terça-feira (25). A Federação Mineira de Futebol (FMF) convidou 21 agremiações, e 15 aceitaram a fórmula de disputa.

Reunião da diretoria. Foto: arquivo
“Após ter se preparado nos aspectos legais, o Valério foi para o arbitral. Representado por mim (João Mário) e pelo vice-presidente de futebol profissional, Geraldo de Carvalho Lage “Geraldinho”. No início manifestamos o desejo em conhecer a possível forma de disputa, antes de se manifestar pela participação, ou não. Deixamos que outros clubes se manifestassem. Conseguimos participar de apenas 10 minutos da reunião, isso por que à medida que clubes não confirmavam presença na competição, não continuávamos participando,” explicou o presidente, João Mário de Brito.
Dois investidores, um empresário e um gestor de futebol, antes mesmo da posição do clube itabirano, se interessaram em contribuir no projeto, mas a questão financeira foi determinante, para a decisão. “O Valério decide desta forma coerente, e muito consciente, em não participar do Campeonato Mineiro – Terceira Divisão, do corrente ano. Está decisão se dá única e exclusivamente pela faltas de recursos para custeio da competição. É difícil elaborar um planejamento financeiro quando não se conhece a metodologia da competição,” destacou o presidente.

João Mário
João Mário de Brito ainda desaprovou os prazos, porque seriam necessários, no mínimo 10 dias para fechar parcerias, e a planilha financeira para a partir daí, buscar investidores. Segundo o dirigente esportivo, esse pedido não foi concedido pela entidade organizadora. “Vamos continuar trabalhando para que possamos reerguer nosso clube, também dentro das quatro linhas. Mais uma vez fica o alerta. É preciso que Itabira queira o Valério disputando o certame mineiro,” finalizou o diretor.
Desistiram, além do VEC: XV Novembro de Uberlândia, Nacional de Uberaba, Minas Boca de Sete Lagoas, Guaxupé e Ipatinga B. Aceitaram participar: América de Teófilo Ottoni, Araguari, Araxá, Inter de Minas, Atlético de Três Corações, Itaúna, Boston City, Contagem, Figueirense, Poços de Caldas, Santarritense, Patrocinense, Uberaba e Varginha. Os times serão divididos em três grupos: chaves, Sul Minas, Triângulo e Centro. O torneio começa dia 11 de setembro. Todos jogam contra todos, dentro dos seus grupos, em turno e returno. Os dois melhores de cada, e os dois melhores terceiros avançam para o mata-mata. O campeão e o vice conquistam o acesso.
Deixe um comentário