Pesquisa realizada pela Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica de ponta na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral, mostra que apenas 28% dos consumidores brasileiros pretendem fazer compras para presentear nesse Dia das Mães, marcado para o próximo domingo. O nível verificado nesse ano manteve o patamar registrado em 2020.
A diminuição de renda é a principal justificativa para esse comportamento, apontada por 34% dos entrevistados, além da necessidade de redução de gastos, mencionada por 24% deles. Entre os motivos relatados também estão endividamento, citado por 18% dos consumidores, desemprego (13%) e o costume de não fazer compras em datas como essa (11%).
“Os impactos da pandemia na economia brasileira e na confiança do consumidor se mantêm, e a pesquisa corrobora isso, principalmente ao observarmos os motivos para a baixa intenção de consumo nesse Dia das Mães, como queda na renda, necessidade de redução de gastos, endividamento e desemprego”, afirma Flavio Calife, economista da Boa Vista.
A pesquisa da Boa Vista mostra que 83% dos consumidores que pretendem presentear suas mães gastarão a mesma quantia ou menos neste ano, não ultrapassando a faixa de valor de R$ 200. O ticket médio pretendido será em torno de R$ 182,00. O valor é maior do que o verificado no Dia das Mães de 2020, cerca de dois meses do início da pandemia, quando o ticket médio para este tipo de consumo ficou em R$ 120,00.
Deixe um comentário