
Crédito: Flávio Augusto Ribeiro Samuel/GRS Itabira
Mobilização conjunta entre as Secretarias de Saúde (SES-MG) e Educação (SEE-MG) pretende ampliar a cobertura vacinal entre estudantes e profissionais da rede de ensino. Entre os dias quatro e oito de maio, as pastas do Governo de Minas Gerais, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde (SMS), realizam a Semana de Mobilização e Vacinação nas instituições de ensino em todo o Estado. Na microrregião de Itabira, o evento terá o amparo da Gerência Regional de Saúde (GRS) sediada em Itabira. Na área de abrangência da ferramenta, a estratégia pretende alcançar 196 escolas distribuídas em 27 municípios.
Equipes das SMSs irão até as unidades escolares para aplicar vacinas e atualizar os cartões de vacinação de crianças, adolescentes, jovens e também de profissionais da educação. A iniciativa integra uma política do Governo de Minas Gerais que busca facilitar o acesso da população aos imunizantes, levando os insumos diretamente ao ambiente escolar. Além da aplicação das doses, a ação também inclui orientação e conscientização sobre a importância do procedimento para conservar a saúde da população. Serão disponibilizadas todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação.

Crédito: Roberto Coura/Divulgação/PMI
A ação vai respeitar a faixa etária e a situação vacinal de cada estudante. Também estarão disponíveis imunizantes de campanhas em andamento, como as vacinas contra a covid-19 e o vírus Influenza. O público-alvo inclui alunos que apresentam esquemas vacinais incompletos ou sem registro atualizado, além de profissionais da educação que necessitam regularizar a imunização. Em Itabira, a ação contará com ação especial no dia sete de maio, às 9h, na Escola Municipal Coronel José Batista, localizada na praça do Centenário, no Centro da cidade. A vacinação no local ocorre das 8h às 11h30.
De acordo com a GRS Itabira, a expectativa é que a mobilização contribua significativamente para a atualização das cadernetas e para o aumento dos índices de cobertura vacinal na região. Representantes como o diretor regional de Saúde, Maurício Geraldo Marques, e a gestora da Secretaria Municipal de Educação (SME), Rejane Penna Rodrigues, acompanham presencialmente essa ação. Mais informações sobre essa campanha de cobertura vacinal ativa e extramurros podem ser acessadas no portal oficial da SES-MG (clique aqui para ser direcionado). É recomendado portar o cartão de vacina.




Deixe um comentário