
Foto: Cemig/Divulgação
A Cemig, por meio do programa Você – Voluntariado Cemig, abriu as inscrições para a nova edição da mentoria online “Plano de Vida”, iniciativa que busca apoiar jovens estudantes do Ensino Médio matriculados em escolas públicas na construção de seus projetos de vida e no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais. As inscrições seguem até o dia 25 de fevereiro, com vagas limitadas. Os interessados podem se inscrever pelo Portal da Cemig (clicando aqui), ou pelo Google Forms (clicando aqui).
O programa conecta cada participante a um mentor voluntário da Cemig, que conduzirá encontros semanais e individuais ao longo de três meses, com o objetivo de orientar os jovens em temas relacionados à carreira, mercado de trabalho e planejamento de futuro. Durante o ciclo de mentoria, os estudantes terão acesso a uma série de conteúdos e reflexões que incluem planejamento de vida, definição de metas, testes vocacionais, autoconhecimento, preparação para entrevistas e processos seletivos.

Foto: Cemig/Divulgação
O programa aborda networking, bolsas de estudo, iniciação profissional, finanças pessoais e possibilidades de carreira, incluindo momentos coletivos, como um encontro inicial com todos os participantes para troca de experiências durante o programa, e encontro de encerramento. As reuniões individuais entre mentor e estudante têm duração de uma hora e acontecem virtualmente, em dias e horários definidos entre as partes. A iniciativa reafirma o compromisso com a educação e a formação de jovens para o mercado de trabalho.
Segundo Marina Souza, analista de sustentabilidade e gestora do voluntariado da estatal, muitos adolescentes têm o desejo de iniciar uma trajetória profissional, mas ainda enfrentam inseguranças. “Essa ação foi desenvolvida para oferecer orientação, apoio e mais segurança, contribuindo para que esses jovens deem seus primeiros passos”, explica a colaboradora. O voluntariado é uma iniciativa de responsabilidade social que visa incentivar e apoiar ações ligadas ao engajamento social dos profissionais em benefício da sociedade.




Deixe um comentário