Saneamento em Minas Gerais será discutido durante evento realizado em Itabira

Foto: Ascom/Prefeitura de Itabira

Entre 24 e 26 de março, Itabira vai receber o 1º Congresso Mineiro da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE) Regional Minas Gerais, reunindo gestores, especialistas, técnicos e empresas do setor para debater o futuro do saneamento. “Reserve a data e prepare-se para fazer parte desta transformação,” cita nota da Prefeitura de Itabira.

O evento vai abordar o tema: “Saneamento em transformação: inovação, gestão e sustentabilidade”. O encontro será um espaço estratégico para troca de experiências, apresentação de soluções tecnológicas e debates para fortalecer a gestão pública. Ocorrerão palestras técnicas, mesas-redondas com debates temáticos, networking e visita técnica às obras do Rio Tanque.

A reunião será realizada no Centro Universitário Funcesi, aberto à participação popular. O saneamento básico é pilar da saúde pública e do desenvolvimento social em Itabira. E em Minas Gerais, onde há municípios de diferentes portes e realidades socioeconômicas, investir em abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto é fundamental para garantir qualidade de vida.

Em Itabira, há ainda mais relevância. Conhecida pela mineração, é necessário conciliar desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental. O tratamento adequado do esgoto e a preservação dos recursos hídricos são essenciais para proteger o abastecimento hídrico da população. O sistema eficiente de drenagem reduz alagamentos e prejuízos na chuva intensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *