
Bloco: E agora, Mofi?. Foto: @carolmets
Itabira entra oficialmente no pré-carnaval 2026 nesta quinta-feira (5), com o evento de abertura. O tema escolhido este ano: “A cor dessa cidade”, promete uma programação que transforma as ruas em espaços de encontro, celebração e valorização das expressões culturais locais, reafirmando o carnaval como manifestação popular, democrática e diversa.

Corte Momesca de 2025. Foto: @aguinaldoferry
A abertura ocorre no circuito instalado diante da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (avenida Daniel Jardim de Grisolia), espaço que se consolida como palco da ocupação criativa da cidade e da convivência entre diferentes públicos. A noite marca o início oficial da programação, com música, tradição e participação popular.

Evento do ano passado. Foto: @aguinaldoferry
Começa às 19h o concurso de Rei e Rainha, com a escolha dos candidatos, e no momento simbólico que celebra a alegria e a representatividade da festa. Em seguida, a chave da cidade será entregue pelo prefeito Marco Antônio Lage, a corte momesca. Logo após, às 20h30, o clima de samba toma conta do circuito com o samba da “Kasa Rica”, aquecendo os foliões.

Área do pré-carnaval 2026
Um dos pontos altos será o desfile do bloco “E Agora Mofi?” com concentração no Largo do Batistinha, e saída do cortejo às 21h, seguindo por toda a avenida, até o espaço “A cor dessa Cidade”, em frente à FCCDA. A apresentação do bloco começa às 22h30, levando cor, energia e identidade cultural aos foliões de Itabira e visitantes.

Avenida Daniel Jardim de Grisolia
Inspirado no poema “E agora, José?”, de Drummond, o bloco surge como resposta poética e coletiva ao verso que anuncia o fim da festa. Criado a partir de três apaixonados pelo carnaval de rua, se tornou, ao longo dos anos, espaço de pertencimento, encontro e celebração para toda a população. E conta com bateria própria e cerca de 60 integrantes.

Praça de Alimentação
O grupo de foliões promete animar o público com o ritmo do funk dos anos 2000. O pré-carnaval segue até domingo (8), trazendo muita alegria e vibração com desfile de blocos tradicionais e intervenções artísticas, fortalecendo o calendário cultural e estimulando a economia. Não será permitido entrar no espaço com cooler ou bolsa térmica.
Deixe um comentário