
Dulce Citi . Crédito: ASCOM/PMI
Na abertura do Ano Legislativo na Câmara de Itabira, nesta terça-feira (3), o prefeito Marco Antônio Lage, por meio de sua porta-voz, a gestora da Secretaria Municipal de Governo (SeGov), Dulce Citi, criticou as personalidades políticas que não se posicionam de acordo com a necessidade inerente ao desenvolvimento e redução na dependência do setor extrativo mineral: “Itabira precisa de soluções, e não de crises”, disse no ato, com a leitura integral do pronunciamento do chefe do Poder Executivo. Ele ainda se posicionou no compromisso da administração pública com o respeito às instituições democráticas, diálogo permanente e construção de soluções concretas para a cidade.

Uso da tribuna por Dulce Citi
O início dos trabalhos legislativos, segundo Marco Antônio Lage, vai além de um rito formal, representando um momento simbólico de reafirmação de compromissos com a dignidade da política, a escuta ativa e a verdade como base do debate público. Ele destacou a importância da harmonia entre os Poderes (Executivo e Legislativo) como condição fundamental para o avanço de projetos estruturantes e para a tomada de decisões responsáveis em favor da população itabirana. Também agradeceu à maioria dos vereadores pelo compromisso institucional demonstrado ao longo do último ano, ressaltando que governar exige responsabilidade histórica, maturidade política e foco no interesse coletivo.

Crédito: ASCOM/PMI
Foi acionado o alerta dos riscos da política baseada em ruídos, distorções e narrativas vazias, reforçando que a governança que transforma nasce do trabalho sério, planejamento e responsabilidade. Ele ressaltou ainda que o debate e a divergência são essenciais à democracia, desde que sustentados pela verdade, dados concretos e propostas alinhadas às reais necessidades da população. Ao abordar os desafios do momento histórico vivido por Itabira, especialmente diante do processo de exaustão mineral, o prefeito enfatizou que o futuro da cidade exige coragem política, inteligência coletiva e compromisso institucional. “Não há espaço para soluções fáceis ou discursos inflamados sem consequência prática “, disse.

Marco Antônio Lage. Foto: Arquivo
Marco Antônio Lage reafirmou que o Governo Municipal mantém uma postura aberta ao diálogo com todos os vereadores, os considerando agentes políticos, desde que atuem de forma legítima, responsável e comprometida com o bem de Itabira. Para o prefeito, a política deve servir para unir esforços e construir soluções, e não para criar crises artificiais. Encerrando a mensagem, lida pela secretária de Governo, o chefe do Poder Executivo reafirmou o compromisso da administração municipal com a democracia, com o respeito às leis e com a construção de consensos possíveis, destacando que o futuro de Itabira será resultado do trabalho coletivo entre os poderes públicos e a sociedade.



Deixe um comentário