A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal (Semapa) informa que encaminhou ofício à empresa Vale S.A. solicitando esclarecimentos sobre a formação de nuvem de particulados (poeira ou gás), com coloração alaranjada, registrada nesta segunda-feira (29), possivelmente decorrente de detonação realizada na Mina do Meio.
A Prefeitura de Itabira, por meio da Semapa, enviou o documento nesta terça-feira (30). Nele requer informações técnicas detalhadas sobre o evento, incluindo data e horário da suposta detonação, e as justificativas para a ocorrência da nuvem, identificação de materiais, medidas de controle ambiental adotadas, e avaliação de possíveis riscos à saúde humana.
A Vale tem o prazo de até 10 dias, a contar do recebimento do ofício, para encaminhar as informações solicitadas, ou seja, previsão de resposta dia nove de janeiro. “A Prefeitura de Itabira reforça o seu compromisso com a transparência, proteção ambiental e segurança da população, e seguirá acompanhando o caso até o completo esclarecimento”, cita em nota oficial.
Deixe um comentário