A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece o fluxo de transferência de pacientes atendidos no Pronto-Socorro Municipal (PSMI), administrado pelo Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), unidade contratada para atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O PSMI é a principal porta de entrada para urgências e emergências.
Todos os pacientes recebem atendimento médico completo, com avaliação clínica, exames, medicações e estabilização. Além da cidade onde está instalado, o PSMI atende vários outros municípios vizinhos. Quando há necessidade de tratamento especializado não disponível em Itabira, solicita-se a transferência por meio do sistema “SUS Fácil MG”.
Essa ferramenta mantém o cadastro devidamente atualizado, alimentado e em situação de encaminhamento contínuo à Central de Internação na capital, referência para o município. O esclarecimento refere-se ao paciente Igor Gabriel dos Santos, internado na unidade desde o dia 24 de dezembro, em quadro de aneurisma cerebral, ou seja, com diagnóstico de neurocirurgia.
De acordo com a Central de Leitos, órgão que coordena todos os leitos hospitalares do Estado de Minas Gerais, até o momento da verificação, não havia previsão de vaga para essa especialidade. Essa avaliação considera a priorização dos casos, com a liberação das vagas realizada exclusivamente por profissionais que atuam como reguladores deste sistema “SUS Fácil”.

PSMI (ambiente interno)
Segundo nota oficial emitida pela Prefeitura de Itabira, são considerados critérios técnicos de gravidade e risco à vida. Essas decisões não são tomadas pelo município. Enquanto aguarda transferência, o paciente permanece no PSMI, com acompanhamento contínuo e seguro. Após a liberação da vaga, serão providenciadas autorização e transporte, com a segurança necessária.
Deixe um comentário