
Foto: Ascom/Prefeitura de Itabira
A Prefeitura de Itabira informa que o prefeito Marco Antônio Lage realizou vistoria presencial na manhã desta segunda-feira (15) nas áreas mais atingidas pelas chuvas, acompanhado por equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e de pastas municipais relacionadas ao atendimento, como Secretaria de Obras e Zeladoria Urbana, Meio Ambiente e Proteção Animal, Desenvolvimento Urbano, Assistência Social, Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), dentre outras.

Foto: Ascom/Prefeitura de Itabira
A ação tem como objetivo avaliar os danos causados, acompanhar de perto a situação das famílias afetadas e definir medidas emergenciais de apoio e recuperação. A vistoria começou pelo bairro Pedreira. E seguirá para outras áreas atingidas e já mapeadas pelos técnicos do Compdec, e anunciadas ao longo desta mesma data. Pode ser confirmado nas próximas horas, o plano de contingência, ferramenta com a finalidade de reduzir riscos, preservar vidas e minimizar danos materiais e ambientais causados por alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

Foto: Ascom/Prefeitura de Itabira
Itabira, historicamente, já foi impactada por eventos climáticos intensos, situação minimizada nos últimos anos, por obras de contenção, como muros de arrimo e retirada de encostas íngremes, em áreas de maior risco nos bairros: Machado, João XXIII, Santa Ruth, Eldorado, Gabiroba e Jardim das Oliveiras, além do próprio Pedreira do Instituto. Foram ações pontuais e integradas, para prevenir situações graves e/ou emergenciais, porém, o volume pluviométrico foi além da capacidade de absorção da rede pluvial, sobretudo quando há obstrução por descarte irregular de inservíveis.

Foto: Ascom/Prefeitura de Itabira
Nos planos de contingência, prevê-se o monitoramento contínuo das condições meteorológicas, em articulação com os demais órgãos de proteção e assistência. Áreas classificadas como de risco recebem atenção prioritária, com vistorias técnicas, limpeza de bueiros, córregos e nos sistemas de drenagem. Em situações de alerta ou emergência, são acionadas equipes de resposta rápida para atendimento, além de, se necessário, interditar áreas ameaçadas, com ou sem evacuação preventiva e oferta de abrigos temporários com condições adequadas de segurança e higiene.
Pingback: Itabira: prefeito Marco Antônio Lage determina ações imediatas diante do caos gerado pelas chuvas – Euclides Éder
Pingback: Itabira: prefeito Marco Antônio Lage determina ações imediatas diante do caos gerado pelas chuvas – Rádio Itabira