
Foto: Reprodução/Prefeitura de Itabira
O Dia D de Combate à Dengue, realizado sábado (29), no bairro Amazonas, foi ferramenta importante na prevenção da proliferação do vetor de arboviroses. A ação por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi feita pela Coordenadoria de Controle de Zoonoses, Vigilância Sanitária e Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), com ampla participação da comunidade, recolhendo mais de 18 toneladas de inservíveis, que poderiam acumular água.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Itabira
Itabira está em estado de alerta com risco considerado baixo para a dengue, com 1.068 casos notificados e 58 positivos. Os dados se referem ao levantamento realizado pela SMS até o dia 21 de novembro. Atendendo às diretrizes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), o mutirão teve como foco: conscientização da população, tratamento focal e recolhimento de inservíveis. Todo o material foi deixado nas calçadas para o recolhimento.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Itabira
Nas primeiras horas da ação, equipes percorreram ruas e residências, reforçando a importância da eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. Mais de 50 profissionais participaram da ação, entre Agentes de Combate às Endemias (ACEs), auditores e fiscais sanitários, além de colaboradores da Itaurb, que atuaram no recolhimento de materiais e varrição. A operação contou ainda com maquinário de apoio, incluindo três caminhões e uma retroescavadeira.
Deixe um comentário