Conferência de Educação em Itabira reúne educadores, estudantes e gestores públicos

Crédito: Filipe Augusto/Ascom/PMI

Eleitos sete delegados para as próximas etapas

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu terça-feira (25), a etapa local da Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais 2025, que neste ciclo, teve como tema central “Inclusão, Equidade e Qualidade Social”. O encontro ocorreu no auditório da faculdade Una, reunindo profissionais da educação, estudantes, gestores e comunidade para discutir e construir propostas para orientar políticas públicas educacionais nos próximos anos, com a proposta de ser espaço democrático, com diálogo para reflexão e proposição coletiva.

Crédito: Filipe Augusto/Ascom/PMI

Segundo a Prefeitura de Itabira, esse evento reafirmou o compromisso do município em realizar processos de educação pública com qualidade, inclusiva e transformadora. “Este encontro é um espaço de construção, respeito e cooperação. Que nossas discussões ultrapassem paredes e cheguem às salas de aula, aos gestores, às comunidades. E que as decisões tomadas aqui fortaleçam o Plano Municipal de Educação e dialoguem com o Plano Estadual, além de reafirmar nossa defesa incondicional do direito à educação”, destacou a gestora da SME, Edna Carvalho.

Joel dos Santos Pereira. Crédito: Filipe Augusto/Ascom/PMI

“As conferências representam um espaço privilegiado de escuta e diálogo. Diferentes vozes se encontram para consolidar propostas que orientem a política educacional”, disse a presidente do Conselho Municipal de Educação, Eliane City. “Quando falamos de educação, falamos de toda a rede. Estamos aqui para pensar um processo educacional que protege o futuro, que não se limita a conferir documentos, mas que constrói políticas públicas municipais, estaduais e nacionais”, alega o representante da Superintendência Regional de Ensino de Nova Era, Joel dos Santos Pereira.

Jorge Florentino Botelho. Crédito: Filipe Augusto/Ascom/PMI

O pedagogo, psicopedagogo, mestre em educação tecnológica e pesquisador, Jorge Florentino Botelho, abordou o tema: “Revisitar para avaliar e efetivar: passeio ao documento em busca de uma educação de qualidade”, provocando intensa reflexão aos participantes. Grupos de trabalho foram formados para debater os diversos segmentos do Sistema Estadual do setor: como a educação infantil, ensino fundamental e médio, educação especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA), educação profissional e superior, além de profissionais do segmento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *