Saae detecta aumento de turbidez na água bruta na ETA Gatos e toma medidas

ETA Gatos. Foto: Ascom/Saae

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira informou que nesta segunda-feira (17), a Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos teve seu funcionamento temporariamente interrompido, para adequação da qualidade hídrica. A medida foi necessária devido ao nível extremamente elevado de turbidez da água bruta captada, indicando grande quantidade de material particulado em suspensão e impossibilitando o padrão de potabilidade exigido.

Durante a manhã desta data, o funcionamento do equipamento do Saae foi novamente interrompido, desta vez por falta de energia elétrica. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) já foi acionada e informou que o restabelecimento está previsto até o final da tarde. Assim que o fornecimento for retomado, o abastecimento será restabelecido gradativamente. O Saae reforça o pedido para que a população faça uso consciente da água, evitando desperdício.

Poderão ser afetados os bairros da região alta da cidade: Bela Vista, Campestre, Cidade Nova, Eldorado, Village da Lagoa, Nossa Senhora das Oliveiras, Nova Vista, Pedreira do Instituto, Penha, Santo Antônio e São Pedro. A autarquia orienta que a população mantenha a prioridade para o consumo em situações essenciais, até que a situação seja normalizada, considerando que o cronograma de racionamento continua mantido, já que a chuva ainda foi insuficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *