Poder Legislativo se mobiliza para prevenção do câncer de próstata

Exibição do vídeo de Elias Lima. Foto: Jéssica Paiva/Câmara de Itabira

Aprovado projeto que proíbe planta tóxica

A Câmara Municipal de Itabira realizou, nesta terça-feira (11), a 41ª Reunião Ordinária, com debates relacionados à saúde pública, segurança e transparência. O vereador Marco Antônio Ferreira “Marquinhos da Saúde” teve inversão de pauta para usar logo no início do evento, a tribuna legislativa. Entre seu pronunciamento, foi exibido vídeo do vereador Elias Lima, que se recupera de uma cirurgia de câncer de próstata. “Devemos sempre estar atentos à nossa saúde”, disse Marquinhos da Saúde.

Foto: Jéssica Paiva/Câmara de Itabira

Na sua mensagem, o parlamentar ora afastado de suas atividades para cuidar da recuperação, destacou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. A Câmara Municipal realiza ações da campanha “Novembro Azul”. Os presentes se emocionaram com as palavras de Elias Lima. “Eu tive a sorte de ter uma família e amigos para me ajudar nesse momento. O procedimento foi perfeito, conduzido por um especialista de vasta experiência. Incentivo todos os homens a se cuidarem”, disse.

Foto: Jéssica Paiva/Câmara de Itabira

Também se destacou a matéria da vereadora Dulce Citi Oliveira. O projeto de lei proposto por ela proíbe o cultivo, a comercialização e o uso da planta nicotiana glauca “falsa couve”, por se tratar de vegetal tóxico, que representa risco à saúde de pessoas e animais. A medida visa proteger a população e animais, assim como o meio ambiente. No interior do Estado, na cidade de Patrocínio, um homem foi a óbito por consumir a erva, e membros de uma mesma família em Uberlândia escaparam pelo socorro rápido.

Foto: Jéssica Paiva/Câmara de Itabira

Foi aprovado o relatório contábil da Casa Legislativa referente ao mês de agosto. As indicações apresentadas pelos vereadores propuseram melhorias em segurança no trânsito, infraestrutura e educação, incluindo instalação de redutores de velocidade, manutenção de faixas de pedestres e vigilância em escolas municipais, com profissionais do segmento. Houve a sugestão do vereador Leandro Pascoal de que os rodantes da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) fossem treinados por profissionais de vigilância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *