
Sede do HUSB. Foto: Comunicação/Funcesi
“HUB” é a denominação de ponto central que conecta diversos elementos, podendo ser dispositivo interligado em rede, sintoniza ferramentas e/ou equipamentos, em espaço físico ou até mesmo virtual, reunindo pessoas, empresas e ideias na colaboração de projetos inovadores. Em Itabira, foi oficialmente inaugurada terça-feira (4), a sede do HUB Regional de Saúde e Bem-Estar (HUSB), construído por meio da UniFuncesi, Sebrae-MG, Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) e Prefeitura de Itabira, com apoio de parceiros, como o Hospital Margarida de João Monlevade.

Consultor Eugênio Müller, explica como funciona o HUSB
Localizado no campus da Funcesi, o espaço onde atende no dispositivo do “prédio do Areinho”, tem a proposta de promover o desenvolvimento de ideias, de forma específica, no ramo da saúde. O HUSB sob a presidência de Márcio Labruna, ex-provedor do HNSD, busca estimular a criação de startups, a integração das instituições de ensino ao mercado, pesquisa aplicada e outros segmentos. A cerimônia de lançamento oficial da plataforma foi realizada no auditório da Funcesi e contou com autoridades de Itabira e região. Após os pronunciamentos, o público conheceu a sede do HUSB.

Lotado o auditório da UniFuncesi
“Quero dizer ao Labruna que a emoção dele é a mesma que a nossa. Como parceiros, estivemos lado a lado no processo desde o início, e hoje estamos acompanhando aqui o nascimento desse filho que tem muitos pais. Foram mais de nove meses de uma gestação cuidadosa, acompanhada por um corpo técnico competente. Agora entregamos à região um HUB que oferece para nós, da academia, a oportunidade de desenvolver pesquisa e ciência a favor da sociedade”, analisa a reitora do UniFuncesi, Flávia Pantuza. Muitos consideraram o novo espaço como a constituição de um sonho.

Flávia Pantuza. Foto: Comunicação/Funcesi
“A parceria com a Funcesi foi a mais importante. Se não fosse ela, não teríamos esse HUB. Tenho que agradecer muito à reitora Flávia Pantuza, ao presidente Maurício Mendes e à diretora administrativa e financeira Gilcéia Gomes, que também nos auxiliou bastante. A Funcesi nos cedeu esse espaço e nós não vamos decepcioná-los. Retribuiremos com muito trabalho, ajudando a instituição a conseguir cada vez mais alunos e novos cursos”, enfatiza Márcio Antônio Labruna, gestor da ferramenta, taxada como peça fundamental na união de forças e ideologias com diferentes atores.

Márcio Antônio Labruna
“É uma alegria imensa trazer para todos de Itabira e região esse marco inédito tanto para o hospital quanto para o município. A UniFuncesi é nossa grande parceira, cedendo esse prédio para que o HUSB funcione e conecte pessoas de inúmeros setores da sociedade. Poder Público, instituições de ensino e hospitais, envolvidos na busca por transformar a saúde,” revela o vice-presidente do espaço, Alexandre Coelho, que também é CEO/diretor-executivo do HNSD. O Poder Executivo foi representado no evento por Raquell Guimarães (primeira-dama) e Marco Antônio Gomes (vice-prefeito).

Foto: Comunicação/Funcesi
“O plano nacional de Inteligência Artificial (IA) prevê um investimento de R$ 23 bilhões nesta área de inovação. Com certeza, a saúde é uma das áreas prioritárias. E quando a gente pensa em IA na saúde, se encontra em precisão de decisão clínica, diagnóstico, e a vigilância sanitária, que pode ser otimizada. E, sem dúvida, a gente precisa fazer essa grande transformação da revolução tecnológica na saúde, porque a partir desse salto teremos mais qualidade de vida, e mais rapidez, agilidade e eficiência para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil”, conta Raquell Guimarães.

Marco Antônio Gomes. Foto: Comunicação/Funcesi
“É muito importante não só para a área da saúde e para o HNSD, mas sim, para a população em geral. Há um provérbio que diz: uma multidão de conselhos, o que é que gera? Sabedoria… Então é isso que vai acontecer. Temos várias cabeças pensantes para a melhoria da área de saúde de Itabira e região. Por isso, sabendo muito bem que aquele que encabeça é o UniFuncesi, que abriu suas portas para que tal projeto acontecesse. Temos que parabenizar também o antigo provedor do HNSD, Márcio Antônio Labruna. E que Deus abençoe a todos”, finaliza Marco Antônio Gomes.
Deixe um comentário