Mineiros pretender usar a Black Friday para antecipar as compras de Natal

Foto: Arquivo

Com a proximidade da Black Friday, a maioria dos mineiros (44%) pretende aproveitar a oportunidade e antecipar as compras de Natal, segundo pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG): 67% dos consumidores vão aumentar o consumo durante a Black Friday. O levantamento mostra que 70% dos entrevistados pretendem aguardar o dia exato da promoção, 28 de novembro, por acreditarem que encontrarão melhores descontos. Por outro lado, 30% preferem aproveitar as promoções antecipadas. Os dados também mostram que, entre os setores que figuram nas preferências dos mineiros, são: supermercados e hipermercados, que lideram com 16%; eletrônicos (15%), vestuário e Farmácia (13%, cada).

“Essa é uma data que ganhou força no Brasil, tendo em vista a oportunidade de comprar com bons descontos. E isso tem refletido na antecipação das compras natalinas, reforçando o papel estratégico da Black Friday para o varejo. Assim como os consumidores se beneficiam com as promoções, os lojistas aproveitam para ampliar o faturamento, além de reduzir a pressão sobre o estoque em dezembro. Esses dados reforçam a necessidade de os lojistas estarem bem preparados, tanto com ações bem distribuídas ao longo do mês, quanto para atender à demanda concentrada, daqueles que vão esperar o dia exato para comprar. Por isso, é importante garantir estoques, logística e comunicação eficaz”, analisa Vinícius Carlos Silva, economista da FCDL-MG.

Outro destaque apontado na pesquisa é o comportamento multicanal: 49% dos consumidores preferem comprar exclusivamente online, enquanto 40% vão utilizar tanto o ambiente físico quanto o digital. “Essa tendência aponta para a consolidação do e-commerce como canal dominante, mas também ressalta a relevância das lojas físicas como complemento da experiência de compra. Vale ressaltar que 11% dos entrevistados ainda preferem comprar exclusivamente em lojas físicas. O fato de os supermercados estarem no topo da lista indica que a data extrapola o consumo de bens duráveis e alcança itens de necessidade cotidiana”, explica o especialista da FCDL-MG. Sobre pagamentos, o cartão de crédito parcelado é o meio preferido (53%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *