
Crédito: Cemig/Divulgação
A Cemig anunciou medida para apoiar empresas e produtores mineiros afetados pelo aumento das tarifas de importação impostas pelos Estados Unidos em agosto deste ano, que estão inadimplentes na conta de luz. Clientes da companhia que atuam nos 15 setores mais impactados pelo tarifaço, terão facilidades em negociar as suas dívidas, como isenção de multa e juros e parcelamento facilitado. O objetivo é aliviar o caixa dessas empresas impactadas e contribuir para a manutenção da atividade econômica e dos empregos em Minas Gerais.
Os setores beneficiados
- Água, esgoto e gestão de resíduos;
- Café;
- Extração de minerais metálicos não-ferrosos;
- Fabricação de biocombustíveis;
- Fabricação de calçados e artefatos de couro;
- Fabricação de defensivos, desinfetantes, tintas e químicos diversos;
- Fabricação de máquinas e equipamentos elétricos;
- Fabricação de máquinas e equipamentos mecânicos;
- Fabricação de peças e acessórios para veículos;
- Fabricação de produtos de madeira;
- Fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos;
- Fabricação de produtos de minerais não-metálicos;
- Manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos;
- Pecuária; e
- Siderurgia e tubos de aço sem costura.
Mais de 11 mil clientes dos setores mais impactados terão condições especiais para renegociar débitos das contas de energia. Aqueles com dívidas vencidas até 16 de maio poderão renegociar os débitos com isenção da multa de 2% e dos juros moratórios de 1% ao mês. As dívidas ainda poderão ser parceladas em até 12 vezes sem entrada, com juros reduzidos de 0,5% ao mês, ou até sem juros para pagamentos realizados via cartão de crédito. O programa tem início imediato e permanecerá em vigor enquanto durar o decreto norte-americano ou até nova decisão da companhia.
“A Cemig tem o compromisso de estar ao lado dos mineiros nos momentos desafiadores. Nosso foco é o cliente, e queremos contribuir para que o setor produtivo supere os impactos desse cenário externo e inesperado. Estamos reafirmando o papel da Cemig como indutora do desenvolvimento de Minas Gerais”, afirmou o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho. O Estado responde por cerca de 11,4% das exportações brasileiras aos Estados Unidos, movimentando US$ 4,6 bilhões em 2024, dos quais quase dois terços vieram desses dois segmentos.
Estudo da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) aponta que a siderurgia mineira deve ter retração superior a 8% em razão das novas tarifas, com efeitos de médio e longo prazo também sobre a pecuária, a indústria de transformação e o setor madeireiro. O levantamento técnico da Cemig identificou clientes potencialmente afetados pelo tarifaço, incluindo produtores rurais e a indústria. Dentro dos setores que mais acumulam débitos desde a imposição das tarifas, estão pilares fundamentais da economia mineira e fortemente expostos às exportações.
“Essa possibilidade de negociação representa um gesto concreto da Cemig de foco no cliente e de solidariedade com o setor produtivo mineiro, reafirmando os princípios estratégicos da empresa”, afirma Marney Antunes, vice-presidente de Distribuição da Cemig. Para aderir à campanha, os representantes das empresas que atuam em algum dos 15 setores mais impactados pelo aumento nas tarifas para exportações aos Estados Unidos devem comparecer a uma das agências da Cemig ou entrar em contato com o seu agente de relacionamento e solicitar o parcelamento.
Deixe um comentário