Assembleia modifica processo eleitoral na CDL Itabira. Nomes começam a ser especulados

Maurício Martins

Nenhum dos nomes confirmou publicamente o interesse pela função

No dia 26 de setembro, aconteceu na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Itabira a Assembleia Geral com presença expressiva dos associados. Em pauta, propostas de mudanças estatutárias nas eleições da instituição de classe. Atualmente, o sistema de votação é exclusivo para sócios efetivos, o que restringe a decisão e suscita críticas pela ausência de processo democrático. O resultado de mudança favorece o progressismo e a igualdade.

Mariane Barcelos

A proposta, que objetivava preservar o modelo atual, foi rejeitada por unanimidade. No lugar dela, a recomendação que defende a abertura das eleições a todos os associados. Essa mudança estatutária aprovada sugere avanço significativo na democratização do processo eleitoral, permitindo que todos os associados possam participar ativamente do pleito, sem restrições, como eleitores ou candidatos. Três nomes já são especulados.

Marcela Campos

Um dos personagens que atuou nesta função de gestor da CDL Itabira por vários mandatos, Maurício Henrique Martins, figura entre os supostos pré-candidatos, assim como duas membros do atual corpo diretivo: Marcela Campos Nascimento (diretoria de assuntos jurídicos), e Mariane Dias de Barcelos (vice-presidente). Com as novas regras, as eleições ora programadas para dezembro, com expectativa de ser uma disputa acirrada. Na Assembleia Geral a imprensa não foi convidada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *