
Foto: Reprodução/MPMG
Por meio de Termo de Compromisso com o Instituto Bromélia, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) entregou uma caminhonete 4×4 e acessórios especializados para ações de prevenção e combate a incêndios florestais na região da comunidade rural. A Serra dos Alves, localizada no distrito de Senhora do Carmo e em Zona de Amortecimento do Parque Nacional Serra do Cipó é um dos principais atrativos turísticos de Itabira.
O veículo facilitará serviços essenciais para cerca de cem famílias em seis comunidades, que não dispõem de transporte público regular, especialmente em períodos chuvosos, quando muitas áreas ficam isoladas. O documento foi celebrado em julho de 2024, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Itabira e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caoma).

Foto: Reprodução/MPMG
Com a ferramenta, o MPMG fomenta o projeto “Fomento à gestão comunitária na Serra dos Alves”. No último final de semana, a promotora de Justiça da Comarca de Itabira, Giuliana Talamoni Fonoff esteve no local para conhecer detalhes do projeto e oficializar a entrega da caminhonete à comunidade, o que, segundo ela, marca um momento importante para o fortalecimento das ações de preservação ambiental na região.
O Instituto Bromélia é responsável pela gestão do Parque Natural Municipal do Alto Rio do Tanque. A instituição atua em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) em diversas ações de preservação ambiental em mais de mil hectares de área. A organização também mantém o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que já orientou mais de 15 mil visitantes, com equipe formada 100% por residentes locais.

Foto: Reprodução/MPMG
A destinação dos recursos seguiu os critérios estabelecidos pelo Tribunal de Contas da União e será executada com acompanhamento da equipe multidisciplinar da plataforma Semente. Desenvolvida pelo Caoma, em parceria com o Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMais), a plataforma garante acesso e transparência na seleção de projetos socioambientais e no monitoramento da execução dos recursos.
Fonte: MPMG
Deixe um comentário